“Planos são mapas de rotas que levam a objetivos. Só se chegará ao destino se as rotas forem percorridas com competência. ”
Seja qual for o seu estágio de vida, o tamanho da sua empresa ou o seu desafio profissional, você deve exercer essas quatro funções básicas do processo de gestão: planejar, organizar, dirigir e controlar. Lembramos que o intuito desta coluna é oferecer dicas práticas e úteis para que você alcance melhores e novos resultados na sua vida profissional e pessoal!
Já abordamos a necessidade de planejar, o primeiro pilar da gestão. A dica, agora, é sobre ORGANIZAÇÃO. Ou seja, a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Vejamos, alguns dos vários sinônimos e o seu significado prático para nos ajudar alcançar nossos objetivos planejados.
- Arrumação – conjunto das operações destinadas a manter em ordem um ambiente, um conjunto de objetos, tarefas, atividades, boa ordem, disposição harmônica;
- Ordenação – arranjo, distribuição metódica e organizada, manifestação da vontade de alguém, ordem, determinação;
- Disposição – posição ocupada por vários elementos, estado de ânimo favorável, vontade, animação, entusiasmo.
Planeje com audácia e realismo os seus objetivos pessoais e ou profissionais. Aprimore, continuamente, a organização das atividades, funções, métodos e processos. Dedique-se a escolher corretamente as pessoas que participarão com você dessa jornada (sócios, parceiros, equipes). Assegure o alinhamento permanente de todos com os Princípios, Valores, Objetivos, Metas, Procedimentos e Iniciativas. Dedique-se a mobilizar a todos para que o alinhamento produza resultados e, não tenha medo de fazer as adequações necessárias.
Segue a nossa sugestão para conhecer e praticar cada um desses pilares que podem contribuir para melhores e novos resultados na sua vida pessoal, profissional ou empresarial.
Acompanhe mais dicas e aprofunde seus conhecimentos em nossos livros, artigos, vídeos e no site.